Casamento é um momento tão único que é impossível deixar esse dia passar sem registrá-lo ao máximo. E é exatamente por isso que são feitas, em média, mais de 2 mil fotos de casamento em um único dia, segundo contam equipes de fotografia especializadas.

De forma geral, o registro do casamento se divide em três grandes momentos: o making of, quando os noivos estão se arrumando; a cerimônia; e a festa. Para cada um desses momentos, existem aquelas fotos clássicas, já tradicionais, que aparecem em quase qualquer casamento.

Alguns casais podem achar que essas fotos são clichês, fora de moda, mas elas ajudam a contar histórias. “Tem algumas fotos que não podem faltar. Considero estes momentos-chave, não porque são clichês, mas por que são importantes para a história daquele casal”, explica o experiente fotógrafo Sérgio Ronaldo.

Claro que cada fotógrafo tem seu estilo e seu olhar próprio para a cena e os seus personagens. Então, embora seja uma imagem clássica, a foto nunca vai ser exatamente igual a outra que você já tenha visto antes.

 

Para fotos perfeitas, converse com seus fotógrafos

Para conseguir o melhor registro possível do seu casamento, é muito importante conversar com os fotógrafos previamente. Essa reunião (que pode até ser remota) é o momento em que os noivos contam um pouquinho de si, falam sobre suas preferências e mostram imagens de inspiração.

“Às vezes o que é essencial para nós, fotógrafos, nem sempre é para os noivos. O importante é saber o que é essencial para os noivos. E pra isso, precisamos conhecer e saber sobre eles, buscando entender ao máximo quem são eles e seus convidados”, explica a Thrall Photography.

Conhecendo melhor os noivos, os fotógrafos vão saber o tipo de fotos que eles querem ou não. Mas, de qualquer forma, é essencial planejar e combinar com a equipe, com antecedência, aquelas fotos especiais, que não podem faltar de jeito nenhum. Isso porque às vezes os noivos ficam tão ansiosos para curtir a festa e a pista de dança que esquecem as fotos tão sonhadas. Depois, quando a festa acaba, eles se arrependem.

Foi o que aconteceu com a noiva Maria Victoria Portella. “Com pressa de ir para a festa, acabamos não tirando muitas fotos. Não estava com paciência, só queria ir encontrar meus amigos e dançar até amanhecer. E, claro, me arrependi depois”, lembra.

 

Sem arrependimento: as fotos de casamento que não podem faltar

Como casamento não é um dia para arrependimentos, planeje todas as fotos especiais com antecedência. E peça para que, no dia, seus fotógrafos insistam em completar a lista, mesmo que vocês estejam impacientes.

“Como dica pra não faltar nada, não só em termos de fotos, mas em termos de aproveitar o dia, seria um bom planejamento. E não existe bom planejamento sem estudo, sem pesquisa, sem dedicação”, explica Sérgio Ronaldo.

Então vamos ao estudo. Para te ajudar a montar sua listinha, conversamos com alguns fotógrafos especializados em eventos para saber quais fotos não podem faltar no seu álbum de casamento. Veja aqui os momentos que eles selecionaram:

 1) Fotos da noiva pronta

“A foto que nunca pode faltar é o portrait de meio corpo da noiva com o buquê, de preferência em meio às árvores do Galeria Jardim! Essa foto é indispensável.”
Carol Bustorff

 

2) Foto na cerimônia

“A minha foto preferida é quando os noivos trocam um olhar beeem carinhoso e espontâneo, durante a cerimônia. Registrar eles se curtindo é meu maior prazer!”
Márcio Monteiro

“Uma das fotos de casamento que eu gosto é dos noivos de costas, durante a cerimônia. Onde aparece o altar e os convidados assistindo. Para mim, é impossível fazer um casamento e não tirar essa foto.”
Carolina Azevedo

 

3) Ensaio dos noivos após a cerimônia

“A foto que eu gosto de fazer é do casal sozinho, após a cerimônia, naquele momento recém-casados, antes de encontrarem todos os convidados na recepção. É uma hora bem especial, o rito do casamento acabou de acontecer, tem a emoção da cerimônia. Esses retratos tem um nível de entrega e cumplicidade enormes, e refletem muito a personalidade e característica do casal.
Rogério von Krüger

“Nós gostamos sempre de ter a possibilidade de fazer o mini ensaio entre cerimônia e a festa. É um momento onde os noivos estão com uma emoção única, que só vai existir naquele momento na vida inteira. Acabaram de realizar um sonho enorme! Estão com a sensação de que todo o esforço, correria, cansaço com detalhes e preparativos valeram a pena e, nesse intervalo, eles podem ter uma calma a sós.”
The Kreulichs

“Gostamos muito quando podemos fotografar os casais após a cerimônia, pois damos espaço para que eles respirem e entendam tudo que acabou de acontecer. Dizemos que é a hora que damos para a “ficha cair”!”
Loveshake

“Pra gente essa foto é indispensável e muito especial, pois é um dos únicos momentos em que eles estarão a sós e ainda super emocionados após a cerimônia. Mesmo sendo uma foto mais posada, buscamos descontrair e capturar momentos espontâneos”
D51

 

 4) Fotos com a família

“Nunca deixo de fazer as fotos protocolares e com as pessoas mais próximas da família. É importante que essas fotos estejam no álbum, assim daqui a 10, 20 anos, os noivos podem mostrar para os filhos as pessoas da família, lembrar histórias. Acho fundamental.”
Gustavo Marialva

“Eu sempre presto muita atenção em não esquecer de fazer foto dos noivos com os avós, principalmente. Acho que são pessoas muito importantes e que representam a história da família e são pessoas que às vezes não estarão mais aqui em pouco tempo. Acho muito importante ter essa lembrança!”
Juliana Pessoa

 

5) Fotos com os padrinhos

“Fotos de casamento com os padrinhos são clássicas e requerem muita atenção. Afinal, são pessoas especiais e que se dedicaram para se apresentar da melhor forma. Essas pessoas merecem uma foto legal com o casal”
–  Giovani Garcia

“Foto dos padrinhos é bem importante. Mas costumamos dar a dica de fazer aquela foto geral, de todos, para economizar tempo e número de fotos na escolha”
D51

 

6) Fotos dos noivos aproveitando a festa juntos

“Gostamos muito de fotografar os noivos aproveitando a festa juntos. Entendemos que estes momentos na festa também são demonstrações do amor entre os dois e são muito românticos, independente da música que estiver tocando.”
Loveshake

“As fotografias que não podem faltar são as dos noivos se divertindo de verdade na pista de dança”
Muniz e Maia

 

7) Fotos do local do casamento

“Fotos do local da festa e da cerimônia são indispensáveis. O lugar vai ficar na história do casal e, mesclado com toda decoração, será guardado com muito carinho”
Giovani Garcia

 

E você, incluiria mais alguma foto importante nessa lista? Conta aqui embaixo nos comentários.

 

Por Katryn Dias
Fotos Rafael Pinheiro / Juliana Pessoa / Sérgio Ronaldo / Estúdio Megazap /
Loveshake / 
Juliana Pessoa / Carolina Azevedo / D51 / Caroline Cerutti