No ano passado, adotamos um novo conceito em decoração com flores plantadas, que não é tão comum em locais para casamento no Rio de Janeiro. Nosso sonho antigo saiu do papel e foi apelidado de Projeto Planta Viva. De lá para cá, várias noivas já embarcaram na ideia de um casamento sustentável.

“Achei a proposta inovadora. Não tinha visto nada parecido ainda”, conta a noiva Melissa, que casou em meados de fevereiro. “Amei o resultado! Ficou incrível, todo mundo elogiou”, lembra.

Nos últimos tempos, a decoração com flores plantadas tem caído no gosto das noivas. “Os arranjos plantados ganharam novas roupagens e arrancaram ainda mais suspiros, desde a noiva mais clássica até a mais moderninha. Foi-se o tempo em que os vasinhos eram considerados deselegantes!”, destaca a Inesquecível Casamento.

 

Cuidados especiais com flores plantadas

Com o uso de flores plantadas, diminuímos o descarte após cada evento. Cuidamos das mudinhas em nosso horto e elas são utilizadas em vários casamentos. Mas, claro, sempre harmonizando com o conceito da festa.

Para agradar aos mais diversos estilos, nosso horto conta com mais de 30 espécies diferentes de plantas. Entre elas estão begônias, azaleias, suculentas, samambaias e até orquídeas. Todas recebem cuidados especiais da nossa equipe de jardinagem e paisagismo.

Decoração com flores plantadas para casamento ao ar livre tropical“As mudas são plantadas em vasos adequados. Quando precisamos usá-las na decoração, nós não transplantamos, porque as plantas poderiam sentir”, explica a paisagista Amanda Rocha. “Nós colocamos os cachepôs onde as plantas estão dentro dos vasos escolhidos pela decoradora”, revela, lembrando que os cachepôs não ficam aparentes.

O cuidado diário é importante, mas também é preciso ter atenção especial com as plantas no dia do evento. “Algumas das nossas espécies não aguentam grande exposição ao sol, são plantas de sombra. Por isso, se for um casamento no jardim, evitamos montar a decoração com muita antecedência, principalmente no verão. O ideal é colocar as flores quando o sol começar a baixar”, enfatiza Amanda.

 

Flores plantadas e um toque de aconchego no casamento ao ar livre

Além da preocupação ambiental, a escolha por flores plantadas também é uma escolha por um estilo mais intimista. Pequenos vasinhos de plantas espalhados pelo local do casamento ajudam a criar um ambiente mais aconchegante e com cara de casa. Ideal para os noivos que querem transmitir a sensação de estarem recebendo os convidados no próprio jardim.

cerimonia ao ar livre com flores plantadas Meio do MatoO espaço reservado para a cerimônia ao ar livre pode ser decorado com diversos tipos de plantas em cachepôs, além de folhagens para o caminho até o altar. As mesas de convidados recebem pequenos vasinhos de flores e terrários. A mesa do bolo, que costuma ter um destaque maior, pede plantas e flores em vasos mais imponentes e até um ou outro arranjo de flores de corte.

Para dar o toque final à decoração de plantas, é sempre interessante incluir alguns itens vindos diretamente da casa dos noivos, como um porta retrato ou uma peça decorativa. Assim, a atmosfera de casa fica mais evidenciada.

“O resultado é uma decoração rica, cheia de detalhes e totalmente personalizada”, conta a gerente Rosi Medeiros. “Todas as noivas que tiveram a oportunidade de ver de perto um projeto de decoração com flores plantadas se apaixonaram”, destaca.

É o caso da noiva Roberta Fernandes, que casou em dezembro do ano passado. Ela queria um toque de aconchego no seu grande dia. “Eu sempre dizia que o casamento tinha que ser muito aconchegante, queria que os convidados se sentissem na varanda da nossa casa”, explica.

 

 

Um casamento tropical de dia com flores plantadas

Roberta não era uma noiva tradicional. Ela fazia questão de algo aconchegante, mas também diferente e fora dos padrões. Logo nas primeiras conversas sobre decoração, ela avisou: “Não sou romântica, não quero arranjos delicados e não quero tom pastel de jeito nenhum. Gosto de flores e cores imponentes, sou fã de plantas”.

Já que ela adora cactos e suculentas, aceitou de cara a proposta de uma decoração cheia de plantas. “A Jaque, minha consultora, sugeriu o projeto do sítio de flores plantadas e abracei a ideia como se fosse minha desde sempre, eu só não sabia como chamava”, brincou Roberta.

O resultado foi uma decoração tropical, cheia de verde, salpicado de detalhes em amarelo, laranja, rosa choque, roxo e vermelho. O casamento ao ar livre teve a cerimônia no jardim e a pista de dança no Deque das Borboletas.

“A decoração ficou perfeita, incrível, foi muito além do que eu imaginava. O meu altar todo de flores plantadas estava um escândalo! As mesas com as costelas de adão no lugar do sousplat e as flores plantadas estavam divinas”, lembra a noiva.

Roberta destaca como um dos pontos altos do casamento o local e a decoração no meio da natureza. “O sítio foi a escolha perfeita porque casamos de frente para um lago belíssimo, dançamos debaixo da luz das estrelas e estávamos rodeados de verde, com gambiarras espalhadas por todo o jardim”, completa.

Veja uma galeria de fotos do casamento tropical da Roberta e do Fabio:

 

E você, gostou da proposta de decoração com flores plantadas?

 

Por Katryn Dias
Fotos Rafael Pinheiro e Studio Couplé
Vídeo NA Vídeos