casamento ao ar livre cardapio para receber welcome drink eliane leal foto loveshake

Na dúvida no que servir para os convidados no seu casamento ao ar livre? Calma: a chef Eliane Leal dá todas as dicas!

buffet para casamento ao ar livre meio do mato eventos eliane leal foto divulgacao

Jantar, menu degustação, apenas um coquetel? Está claramente escrito nas entrelinhas que pensar com cuidado no que oferecer como buffet de casamento é uma forma de demonstrar carinho pelos convidados. Por isso, aqui no Meio do Mato todos os menus são assinados pela chef Eliane Leal: pela garantia de estar com os comes e bebes sob a responsabilidade de alguém que entende de cardápio para casamento, sempre com um toque de inventividade e gostinho brasileiro. Em mais de 10 anos de parceria, é natural que casamentos ao ar livre tenham se tornado um nicho especial – por isso, é ela quem mostra o caminho das pedras para não errar nas escolhas e fazer da gastronomia do casamento um grande sucesso.

CASAMENTO AO AR LIVRE: CARDÁPIO DE ACORDO COM A ESTAÇÃO

A gente nem precisava falar para você saber, mas vamos lá: temperatura influencia na escolha do que servir, sim! Especialmente em um casamento ao ar livre – ainda que exista área coberta e climatizada, como no Meio do Mato. É também função do cardápio para casamento dar conforto aos convidados – seja esquentando no inverno ou refrescando no verão. Então, anota aí:

  • Para o inverno, a chef sugere risotos, massas e caldinhos
  • E para o verão, aposte nesse combo: muitas opções de peixes e saladas + cuscuz marroquino no lugar do caldinho + mesa de antepastos com opções frias

cardapio para casamento ao ar livre cuscuz marroquino eliane leal meio do mato eventos foto divulgacao

UM PLUS: CUIDADO COM O HORÁRIO

Seja verão ou inverno, é tomar cuidado com o horário escolhido para o casamento é essencial. Segundo a nossa experiência, casamentos ao ar livre funcionam em duas opções: cerimônia no pôr do sol e festas à noite ou cerimônia + festa acontecendo à noite.

  • Para casamentos com cerimônia à tarde + festa à noite: “é preciso incluir algo mais substancial no cardápio porque os convidados costumam ingerir mais bebidas alcoólicas. Assim, recomendamos um coquetel com bistrô ou, caso a família seja tradicional, um coquetel com jantar. A grande diferença entre eles é a maneira de servir. Os bistrôs são pequenas porções de comida servidas pelos garçons por toda a festa, inclusive na pista de dança. Caso os noivos optem por jantar, eles precisam levar em consideração que vão ter que reservar um momento da festa para que a comida seja servida e todos os convidados sentem à mesa para jantar”, conta.

  • Para casamentos nos quais a festa entra pela madrugada: ainda vale a recomendação do cardápio substancial, acrescida da sugestão de apostar nos lanchinhos gourmet durante a madrugada. O cardápio, que vai da coxinha ao hambúrguer – passando pela pizza e pela batata frita – foi pensado para dar gás à pista de dança de festas que começam mais tarde, garantindo que os convidados curtam até o último minuto de festa.

buffet para casamento meio do mato eliane leal gastronomia

buffet para casamento lanchinho infantil madrugada meio do mato eventos eliane leal gastronomia

ANOTA AÍ! CASAMENTO AO AR LIVRE PERSONALIZADO COM IDEIA DE CHEF: INVISTA NAS ILHAS GASTRONÔMICAS

Segundo Eliane Leal, o grande barato da gastronomia hoje é a possibilidade de incluir diversas ilhas ou estações gastronômicas – e, assim, dar um toque de personalidade ao casamento. As opções e ideias são muitas e, por isso, separamos cinco que já testamos para casamentos ao ar livre e aprovamos por aqui!

1. Queijo brie com favo de mel para o pré-cerimônia. É uma maneira bacana de demonstrar carinho com os convidados ao receber, já que os noivos não conseguem recepcionar os convidados.

2. Risoteria ou estação de massas na festa para deixar o convidado à vontade. Um ponto fixo de risotos ou massas significa dar liberdade para que o convidado seja servido na hora que quiser.

3. Petit delice também para antes da cerimônia. São opções frias e fingerfoods que servem como uma espécie de entrada. Muito bom para quem tem convidados vindo de longe — assim, é possível evitar que eles tenham que esperar o final da cerimônia para comer.

4. Mesa de antepastos, que combina com qualquer cardápio, para casamentos em qualquer período do dia. É uma mesa posta com um mix de antepastos italianos, mexicanos e árabes com opções para agradar a todos os gostos. É aberta 2h depois do evento iniciado e fica até o final da festa, o que quer dizer que convidados que estão bebendo e dançando podem comer a qualquer hora, sem depender das delicatesses trazidas pelos garçons.

cardapio para casamento ao ar livre mesa de antepastos eliane leal meio do mato eventos foto divulgacao

Texto Carolina Furtado
Fotos LoveShake, Divulgação Eliane Leal, Fernanda Suhett e Roberto Vianna Photography