Como ter um casamento sustentável que gere o mínimo impacto no planeta
Casar é pensar no futuro a dois. Mas já parou para pensar no impacto que o seu casamento pode ter no futuro do nosso planeta?
De acordo com o livro “The Green Bride Guide”, um casamento produz em média 182 kg de lixo e 58 toneladas de CO2. Somente no Brasil, segundo dados da WWF, são produzidos 11,3 milhões de toneladas de resíduo plástico por ano. Por isso, precisamos assumir as nossas responsabilidades e entender qual o nosso papel na sociedade de consumo para dar início a uma incrível revolução.
Temos o orgulho de fazer parte do “Casar Consciente”, uma plataforma colaborativa que une profissionais e estimula boas práticas no mercado de festas de casamento, lançando um olhar para o futuro e nos ajudando a repensar atitudes e condutas.
O objetivo é fomentar práticas socioambientais no mercado de casamento, mostrando caminhos possíveis e unindo forças para criar um futuro com menos desperdício e mais atitude consciente.
Em 2000, quando o mercado de casamento pouco falava sobre sustentabilidade, o Meio do Mato foi construído com materiais ecologicamente corretos para preservar e valorizar suas características naturais e a vegetação nativa.
Juntos com os noivos e profissionais, estimulamos a prevenção e redução da geração de resíduos, através de práticas de consumo sustentáveis combinadas aos instrumentos de incentivo à compensação de carbono, reciclagem e reutilização de materiais, assim como a destinação ambiental correta de rejeitos que não podem ser reciclados.
Nossa estrutura em eucalipto tratado, as telhas ecológicas e a água da chuva na irrigação dos gramados são parte fundamental do nosso ambiente 100% integrado ao verde. Não é à toa que trabalhamos com a realização de casamentos ao ar livre e cercados pela exuberância da natureza como parte essencial em cada celebração.
Criamos o Projeto Planta Viva, que utiliza na decoração dos casamentos somente flores que são cultivadas no nosso próprio horto, no lugar das flores de corte. Cuidamos de mudinhas de mais de 30 espécies diferentes de plantas em nosso horto e para que elas sejam utilizadas em harmonia com o conceito da festa. Além de manter a beleza natural da planta por muito mais tempo, também diminuímos o descarte após cada evento.
Em parceria com a Âmbar Consultoria Ambiental, cuidamos para que haja o gerenciamento dos resíduos produzidos durante o evento. Também seguimos as orientações para utilizar a compostagem interna como adubo para os jardins e hortas.
Temos uma oficina ativa que cria e restaura móveis e peças a partir da reciclagem de materiais que são utilizados nos eventos realizados no Meio do Mato. Aplicando um conjunto de técnicas esses materiais conseguimos criar uma nova estrutura, reduzindo o impacto ambiental.
Outra prática que incentivamos é a plantação de mudas de árvores, na nossa área campestre, por cada um dos casais que realizaram sua cerimônia no Meio do Mato. Além desse lindo gesto ajudar a proteger a natureza, acreditamos que a árvore se torna um símbolo da união entre o casal. Assim como o casamento, as plantas também precisam de cuidado, dedicação e carinho constantemente para crescerem e se fortalecerem.
Como noivos, você também pode fazer a sua parte para tornar o seu casamento ecofriendly e voltado para um futuro melhor. Confira algumas ideias criativas que separamos especialmente para quem quer um casamento sustentável:
Surpreenda os seus convidados com lembrancinhas sustentáveis e espalhe a iniciativa de cuidar do meio ambiente!
Produtos artesanais (como velas e sabonetes), mini plantinhas em vasos ou mudas de ervas são algumas inspirações ecofriendly queridinhas das noivas. O importante é que a lembrancinha tenha sempre uma utilidade para que não fique esquecida pelos convidados.
Existem duas formas que você pode utilizar a papelaria no seu casamento sem agredir os nossos recursos naturais: papel reciclado e papel semente.
O papel reciclado é uma mistura de vários papéis que já foram utilizados e descartados para serem transformados em um novo. Já o papel semente também é um papel reciclado, mas ele é composto por uma ou várias sementes, que os convidados podem levar para casa e plantar em algum lugar em casa.
Seja no convite, nos identificadores de marcação de lugar ou em lembrancinhas, utilize somente alternativas que não gerem impacto no meio ambiente.
Uma tendência que está surgindo com força são os buquês que celebram espécies secas e/ou desidratadas. Para as noivas que apostam em um casamento sustentável, esses tipos de buquês buscam reduzir o descarte de flores, reciclar e reaproveitar materiais orgânicos e diminuir o impacto causado pelas flores de corte.
Além de serem bem duradouros, após o seu casamento, o buquê ainda pode se transformar em um belo arranjo para decorar seu o lar.
Diante de tudo que estamos vivendo no período atual, podemos perceber o quanto as nossas atitudes têm impacto no futuro e no bem-estar de todos. Um dos valores do Meio do Mato será sempre prezar pela preservação e pela diminuição de impactos no meio ambiente. Que tal aplicar também esse propósito na sua cerimônia?
By Meio do Mato