Foto: The KreulichsO mês de maio é envolto em uma forte simbologia de fertilidade e, por isso, a sua nomeação como “mês das noivas” remonta a uma tradição muito antiga. “Por ser o apogeu da primavera no hemisfério norte, maio é considerado desde as tradições celtas como um sinônimo de tudo que floresce, de colheita, prosperidade, ciclos bem sucedidos e, por tudo isso, ao longo de séculos, foi visto como o melhor mês para quem deseja ter um casamento feliz”, explica a jornalista Manoela Cesar, autora do blog de casamento Colher de Chá.

Para os católicos, há ainda outra explicação para o mês de maio já ter sido eleito o preferido entre as noivas. “A associação do mês ao sagrado feminino ganhou ainda mais força com o aparecimento de Nossa Senhora de Fátima, em 13 de maio de 1917, há exatos 100 anos! Este aparecimento é amplamente associado também à maternidade, à família e vem aí mais um motivo para concretizar o casamento, que é a festa que celebra o início de uma nova família”, continua a especialista.

O mês é das noivas, mas o charme vem das estações

Nem só de superstição e fé se mantém a tradição. Para nós no Brasil, maio também é marcado pelo outono, que vai de março a junho. A estação conserva o clima ameno o mês inteiro, além de trazer uma luz natural mais suave, ótima para fotos diurnas. Para a noiva que sonha com um casamento no campo com cerimônia ao ar livre, esse é um ótimo período.

Foto: Old Love“Maio é um mês de temperatura amena e dias bonitos. O outono é uma estação superagradável, com céu azul e pôr-do-sol lindo. Essa é a época do ano perfeita para casar em um espaço aberto”, reforça a nossa consultora Marcela Cortez, que escolheu maio para celebrar o seu próprio casamento.

Na Europa, de onde remontam as origens da tradição, maio foi apelidado também de mês das flores, por conta da chegada da primavera. Dias mais longos, com mais luz e um pouco mais quentes fazem com que os casais elejam essa estação para casar.

Já no hemisfério sul, a primavera dura de setembro a dezembro. Por isso, esses meses também são períodos bastante procurados. Com dias mais longos, o sol se põe mais tarde, e esse é o momento preferido dos noivos para realizar a cerimônia de casamento. Assim, o horário de início não precisa ser marcado tão cedo.

Foto: LoveShake

Use as flores da estação para decorar a cerimônia ao ar livre, como essa montada no nosso Deque das Águas

As estações mais amenas têm mesmo seu charme especial, mas verão e inverno não ficam para trás. O clima mais quente do verão favorece a escolha de tecidos leves e flores tropicais, além de permitir a oferta de bebidas refrescantes, como águas aromatizadas ou até mesmo picolés. Já o friozinho do inverno deixa os homens mais à vontade em seus ternos e as mulheres podem ser presenteadas com pashminas. O cardápio pode incluir pratos de sabor mais intenso e caldos quentes como entrada.

Então, se você está planejando o seu casamento para o ano que vem, pense nos pontos fortes e no charme de cada estação antes de escolher a data.

Por Katryn Dias
Fotos The Kreulichs / Old Love / LoveShake